ESCOLA ESTADUAL CARLOS IRIGARAY FILHO
Professores: Fabio Jr. Paes & Mileide Tonsis.
Alunos participantes:1º Ano do 2º segmento EJA. Ens. Fundamental. Noturno. 6º ano, matutino.
Tema: TANGRAM.
JUSTIFICATIVA ( Projeto em desenvolvimento)
O tangram é uma arte chinesa que permite estudarmos as formas geométricas, a partir do quadrado, onde as figuras formadas tem, áreas e perímetros diferentes. É uma atividade lúdica onde podemos explorar inúmeras possibilidades alem da matemática, arte e historia desta arte – matemática.
TANGRAM E SUA HISTÓRIA
O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretiam os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".
METODOLOGIA
i – Apresentação teórica do Tangram.
ii – Apresentação de jogos on line com Tangram. LIED.
iii – Produção de tangrans em EVA e isopor.
iv – Produção Estudo de área e perímetro das figuras.
v – Estudo de figuras geométricas.
vi – Produção de mini-tangrans (lembrança para a Mostra Cultural).
vii – Produção de tangrans em isopor em forma de escultura para decorar o ambiente na Mostra Cultural.
viii – Apresentação e exposição dos resultados na Mostra Cultural.
ESTABELECIMENTOS DE OBJETIVOS
* Criar e reproduzir figuras.
* Mostrar que a Matemática pode ser divertida;
* Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria;
* Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas, coordenação motora e habilidades na utilização dos materiais a serem utilizados;
* Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercâmbio de idéias como fonte de aprendizagem para um mesmo fim.
CRONOGRAMA
ATIVIDADES | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO |
Leituras / teorias. | X | |||
Construção dos tangrans | X | X | X | |
Apresentação/ Feira de Ciências | X |
PLANILHA DE GASTOS
DESCRIÇÃO/ QUANTIDADE | VALOR R$ | PREVISÃO/ DATA | T O T A L |
EVA – varias cores. | |||
Isopor . 5cm. | |||
Cola branca. | |||
Tesouras. | |||
Papel. | |||
Tinta guache.(azul, amarelo, vermelho, verde). | |||
Estilete. | |||
Cola quente. | |||
Palitos de espetinho. | |||
Imã | |||
Bases de maderite MDF. 40x40. |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Nosso trabalho ficou show!!!
ResponderExcluir