quarta-feira, 21 de setembro de 2011

TANGRAM - Matemática Lúdica e Criativa


ESCOLA ESTADUAL CARLOS IRIGARAY FILHO
Professores: Fabio Jr. Paes & Mileide Tonsis.
Alunos participantes:1º Ano do 2º segmento EJA. Ens. Fundamental. Noturno. 6º ano, matutino.

Tema: TANGRAM.
Natureza prioritária – Matemática.


JUSTIFICATIVA ( Projeto em desenvolvimento)

         O tangram é uma arte chinesa que permite estudarmos as formas geométricas, a partir do quadrado, onde as figuras  formadas tem, áreas e perímetros diferentes. É uma atividade lúdica onde podemos explorar inúmeras possibilidades alem da matemática, arte e historia desta arte – matemática.


TANGRAM E SUA HISTÓRIA

             O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretiam os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".

METODOLOGIA

i – Apresentação teórica do Tangram.
ii – Apresentação de jogos on line com Tangram. LIED.
iii – Produção de tangrans em EVA e isopor.
iv – Produção Estudo de área e perímetro das figuras.
v – Estudo de figuras geométricas.
vi – Produção de mini-tangrans (lembrança para a Mostra Cultural).
vii – Produção de tangrans em isopor em forma de escultura para decorar o ambiente na Mostra Cultural.
viii – Apresentação e exposição dos resultados na Mostra Cultural.


ESTABELECIMENTOS DE OBJETIVOS


*  Criar  e reproduzir figuras.
* Mostrar que a Matemática pode ser divertida;
* Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria;
* Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas, coordenação motora e habilidades na utilização dos materiais a serem utilizados;
* Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercâmbio de idéias como fonte de aprendizagem para um mesmo fim.


CRONOGRAMA

ATIVIDADES
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
Leituras / teorias.
X



Construção dos tangrans
X
X
X

Apresentação/ Feira de Ciências



X


PLANILHA DE GASTOS

DESCRIÇÃO/ QUANTIDADE
VALOR R$
PREVISÃO/
DATA
 T O T A L
EVA – varias cores.



Isopor . 5cm.



Cola branca.



Tesouras.



Papel.



Tinta guache.(azul, amarelo, vermelho, verde).



Estilete.



Cola quente.



Palitos de espetinho.



Imã



Bases de maderite MDF. 40x40.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




Um comentário: